O marketing digital é um termo de guarda-chuva para todos os seus esforços de marketing on-line. As empresas aproveitam os canais digitais, como busca do Google, mídias sociais, e-mails e seus sites para se conectar com seus clientes atuais e potenciais.
A realidade é que as pessoas passaram duas vezes mais tempo on-line do que costumavam fazer há 12 anos . E enquanto nós dizemos que um lote, a forma como as pessoas compram e comprar realmente tenhamudado, o que significa marketing offline não é tão eficaz como costumava ser.

O marketing sempre foi sobre a conexão com seu público no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa encontrá-los onde eles já estão gastando tempo: na internet.

Digite marketing digital – em outras palavras, qualquer forma de marketing que existe online.

Clique aqui para baixar nosso guia gratuito para os fundamentos de marketing digital.

No HubSpot, falamos muito sobre o marketing de entrada como uma maneira realmente eficaz de atrair, converter, fechar e encantar os clientes on-line. Mas ainda temos muitas perguntas de pessoas em todo o mundo sobre marketing digital .

Embora um comerciante de mercado experiente possa dizer que o marketing de entrada e o marketing digital são praticamente o mesmo, existem algumas pequenas diferenças. E depois de ter  conversas com comerciantes e empresários nos  EUA, Reino Unido, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, aprendi muito sobre como essas pequenas diferenças estão sendo observadas em todo o mundo.

Então, o que é exatamente omarketing digital?

Do seu próprio site aos seus ativos de marca on-line – publicidade digital, marketing por e-mail, brochuras online e além – há um enorme espectro de táticas e ativos que se enquadram no âmbito do marketing digital. E os  melhores comerciantes digitais têm uma imagem clara de como cada recurso ou tática suporta seus objetivos globais.

Aqui está um resumo rápido de alguns dos ativos e táticas mais comuns:

Ativos

  • Seu site
  • Postagens no blog
  • Ebooks e whitepapers
  • Infográficos
  • Ferramentas interativas
  • Canais de mídia social (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)
  • Cobertura on-line obtida (PR, redes sociais e avaliações)
  • Brochuras e lookbooks on-line
  • Recursos de marca (logotipos, fontes, etc.)

Táticas

Search Engine Optimization (SEO)

O processo de otimização do seu site para “classificar” mais alto nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que o seu site recebe.

Marketing de conteúdo

Criação e promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar conhecimento da marca, crescimento do tráfego, geração de leads ou clientes.

Marketing de entrada

O marketing de entrada refere-se à  abordagem “full-funnel” para atrair, converter, fechar e deliciar clientes usando conteúdo online.

Marketing de mídia social

A prática de promover sua marca e seu conteúdo nos canais de mídia social para aumentar a consciência da marca, impulsionar o tráfego e gerar leads para sua empresa.

Pay-Per-Click (PPC)

Um método para direcionar o tráfego para o seu site pagando um editor sempre que seu anúncio for clicado. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords.

Marketing afiliado

Um tipo de publicidade baseada no desempenho onde você recebe uma comissão para promover os produtos ou serviços de terceiros em seu site.

Publicidade nativa

A publicidade nativa refere-se a propagandas que são principalmente lideradas por conteúdo e apresentadas em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. As postagens patrocinadas pela BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a propaganda de mídia social como “nativa” – por exemplo, propaganda do Facebook  e publicidade da Instagram.

Automação de Marketing

A automação de marketing  refere-se ao software que existe com o objetivo de automatizar ações de marketing. Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, mídias sociais e outras ações do site.

Marketing de email

As empresas usam o marketing por e-mail como uma maneira de se comunicar com seus públicos. O e-mail é freqüentemente usado para promover conteúdo, descontos e eventos, bem como direcionar as pessoas para o site do negócio.

PR on-line

O PR on-line é a prática de garantir a cobertura online obtida com publicações digitais, blogs e outros sites baseados em conteúdo. É muito parecido com o PR tradicional, mas no espaço online.

Qual é a diferença entre marketing digital e marketing de entrada?

Na superfície, os dois parecem similares: ambos ocorrem principalmente online, e ambos se concentram na criação de conteúdo digital para as pessoas consumirem. Então, qual é a diferença?

O termo “marketing digital” não diferencia as táticas de marketing push e pull (ou o que agora podemos referir como métodos de “entrada” e “saída”). Ambos podem ainda cair sob o guarda-chuva do marketing digital.

As táticas de saída digital visam colocar uma mensagem de marketing diretamente na frente de tantas pessoas quanto possível no espaço online – independentemente de ser relevante ou bem-vinda. Por exemplo, os anúncios de banner garish que você vê no topo de muitos sites tentam empurrar um produto ou promoção para pessoas que não estão necessariamente prontas para recebê-lo.

Por outro lado, os comerciantes que empregam táticas digitais de entrada usam conteúdo online para atrair seus clientes-alvo para seus sites, fornecendo recursos úteis para eles. Um dos ativos de marketing digital de entrada mais simples e mais poderosos é um blog que permite que seu site aproveite os termos que seus clientes ideais estão procurando.

Em última análise, o marketing de entrada é uma metodologia que usa ativos de marketing digital para atrair, converter, fechar e encantar clientes em linha. O marketing digital, por outro lado, é simplesmente um termo guarda-chuva para descrever táticas de marketing on-line de qualquer tipo, independentemente de serem consideradas de entrada ou de saída.

O marketing digital funciona para todas as empresas? B2B e B2C?

O marketing digital pode funcionar para qualquer empresa em qualquer setor. Independentemente do que a sua empresa vende, o marketing digital ainda envolve a construção de pessoas do comprador para identificar as necessidades do seu público e criar conteúdo online valioso. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira.

Para B2B

Se sua empresa for B2B, seus esforços de marketing digital provavelmente serão centrados em torno da geração de leads online, com o objetivo final de alguém falar com um vendedor. Por esse motivo, o papel da sua estratégia de marketing é atrair e converter os leads de melhor qualidade para seus vendedores através do seu site e suportar canais digitais.

Além de seu site, você provavelmente escolherá concentrar seus esforços em canais focados em negócios, como o LinkedIn, onde seu demográfico está gastando seu tempo online.

Para B2C

Se a sua empresa for B2C, dependendo do preço de seus produtos, é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital seja atrair pessoas para seu site e torná-los clientes sem precisar falar com um vendedor.

Por essa razão, provavelmente você provavelmente se concentrará em “leads” em seu sentido tradicional, e é mais provável que se concentre em construir uma jornada de comprador acelerado, desde o momento em que alguém aterra no seu site, até o momento em que faça uma compra . Isso geralmente significará que os recursos do seu produto em seu conteúdo estão mais altos no funil de marketing do que poderia ser para um negócio B2B e você precisará usar chamadas de ação direta (CTAs) mais fortes.

Para empresas B2C, canais como Instagram e Pinterest podem ser mais valiosos do que as plataformas focadas no negócio LinkedIn.

Quais são os principais benefícios do marketing digital?

Ao contrário da maioria dos esforços de marketing off-line, o marketing digital permite que os comerciantes vejam resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, você saberá o quanto é difícil estimar quantas pessoas realmente viraram para essa página e prestaram atenção ao seu anúncio. Não existe uma maneira segura de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.

aqui estão alguns exemplos:

Tráfego do site

Com o marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que visualizaram a página inicial do seu site em tempo real usando o software de análise digital  como HubSpot Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, o dispositivo que eles estavam usando e de onde eles vieram, entre outros dados de análise digital .

Esta inteligência ajuda você a priorizar os canais de marketing para passar mais ou menos tempo, com base no número de pessoas que esses canais estão dirigindo para o seu site. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego vier a partir da pesquisa orgânica, você sabe que você provavelmente precisará gastar algum tempo no SEO para aumentar essa porcentagem.

Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes de ter uma interação com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes de chegarem ao estágio final na jornada do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para seu site diretamente no topo do funil de marketing.

Desempenho de conteúdo e geração de leads

Imagine que criou uma brochura de produto e postou-a através das caixas de correio das pessoas – essa brochura é uma forma de conteúdo, embora desconectada. O problema é que você não tem idéia de quantas pessoas abriram sua brochura ou quantas pessoas atiraram diretamente para o lixo.

Agora imagine que você tenha esse folheto em seu site. Você pode medir exatamente quantas pessoas visualizaram a página onde está hospedado, e você pode coletar os detalhes de contato de quem o baixa usando formulários. Não só você pode medir quantas pessoas estão envolvidas com seu conteúdo, mas também está gerando leads qualificados quando as pessoas o descartam.

Modelagem de Atribuição

Uma estratégia eficaz de marketing digital combinada com as ferramentas e tecnologias adequadas permite rastrear todas as suas vendas de volta ao primeiro ponto de contato digital de um cliente com sua empresa. Chamamos essa modelagem de atribuição e permite identificar tendências na forma como as pessoas pesquisam e compram seu produto, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre quais partes de sua estratégia de marketing merecem mais atenção e quais partes do seu ciclo de vendas precisam ser refinadas .

Conectando os pontos entre marketing e vendas é extremamente importante – de acordo com o Aberdeen Group, as empresas com forte alinhamento de vendas e marketing alcançam uma taxa de crescimento anual de 20%, em comparação com uma queda de 4% na receita para empresas com alinhamento fraco. Se você pode melhorar a jornada do seu cliente através do ciclo de compra usando tecnologias digitais, é provável que reflita positivamente a linha de fundo da sua empresa.

Que tipo de conteúdo devo criar?

O tipo de conteúdo que você cria depende das necessidades do seu público em diferentes estágios na jornada do comprador. Você deve começar criando personagens do comprador (use esses modelos gratuitos ou tente makemypersona.com ) para identificar quais os objetivos e desafios do seu público em relação ao seu negócio. Em um nível básico, seu conteúdo online deve visar ajudá-los a atingir esses objetivos e superar seus desafios.

Então, você precisará pensar quando é mais provável que esteja pronto para consumir esse conteúdo em relação ao estágio em que estão na jornada do comprador. Chamamos esse mapeamento de conteúdo.

Com o mapeamento de conteúdo, o objetivo é segmentar o conteúdo de acordo com:

  1. As características da pessoa que o consumirá (é aí que as pessoas do comprador entram).
  2. H ow fechar pessoa que está a fazer uma compra (ou seja, a fase do ciclo de vida).

Em termos do formato do seu conteúdo, existem muitas coisas diferentes para tentar. Aqui estão algumas opções que recomendamos usar em cada etapa da jornada do comprador:

Fase de consciência

  • Postagens no blog.  Ótimo para aumentar o seu tráfego orgânico quando emparelhado com uma forte estratégia de SEO e palavras-chave.
  • Infográficos. Muito compartilhável, o que significa que eles aumentam suas chances de serem encontrados através de mídias sociais quando outros compartilham seu conteúdo. (Verifique esses modelos infográficos gratuitos para você começar.)
  • Vídeos curtos. Mais uma vez, estes são muito compartilháveis ​​e podem ajudar sua marca a ser encontrada por novas audiências ao hospedá-las em plataformas como o YouTube.

Etapa de consideração

  • Ebooks.  Ótimo para a geração de leads, pois geralmente são mais abrangentes do que uma postagem de blog ou infografia, o que significa que é mais provável que troque suas informações de contato para recebê-la.
  • Relatórios de pesquisa. Novamente, esta é uma peça de conteúdo de alto valor que é excelente para geração de leads. Relatórios de pesquisa e novos dados para sua indústria também podem funcionar para o estágio de conscientização, pois são freqüentemente recebidos pela mídia ou pela imprensa da indústria.
  • Webinars.  Como eles são uma forma mais detalhada e interativa de conteúdo de vídeo, os webinars são um formato de conteúdo de estágio de consideração eficaz, pois oferecem conteúdo mais abrangente do que uma publicação no blog ou um vídeo curto.

Fase de decisão

  • Estudos de caso.  Ter estudos de caso detalhados em seu site pode ser uma forma efetiva de conteúdo para aqueles que estão prontos para tomar uma decisão de compra, pois isso ajuda você a influenciar sua decisão de forma positiva.
  • Testemunhos. Se os estudos de caso não são adequados para o seu negócio, ter pequenos depoimentos em torno de seu site é uma boa alternativa. Para marcas B2C, pense em depoimentos um pouco mais vagamente. Se você é uma marca de roupas, isso pode assumir a forma de fotos de como outras pessoas desenharam uma camisa ou um vestido, tiradas de uma marca de marca onde as pessoas podem contribuir.

Quanto tempo vai demorar para ver resultados?

Com o marketing digital, muitas vezes pode sentir que você pode ver os resultados muito mais rápido do que você pode com o marketing off-line devido ao fato de ser mais fácil medir o ROI . No entanto, ele depende, em última análise, da escala e da eficácia da sua estratégia de marketing digital .

Se você gastar tempo criando pessoas compradoras abrangentes para identificar as necessidades do seu público e você se concentra na criação de conteúdo online de qualidade para atraí-los e convertê-los, então é provável que você veja resultados sólidos nos primeiros seis meses.

Se a publicidade paga faz parte da sua estratégia digital, os resultados são ainda mais rápidos – mas é recomendável concentrar-se na construção do seu alcance orgânico (ou “livre”) usando conteúdo, SEO e redes sociais para um sucesso sustentável a longo prazo.

Baixe nosso guia passo a passo para criar sua estratégia digital aqui.

Preciso de um grande orçamento para o marketing digital?

Como com qualquer coisa, isso realmente depende de quais elementos do marketing digital você está procurando adicionar à sua estratégia.

Presumindo que você já tem um site, se você está se concentrando em técnicas de entrada como SEO, mídia social e criação de conteúdo, então a boa notícia é que você não precisa de muito orçamento. Com o marketing de entrada, o foco principal é criar conteúdo de alta qualidade que seu público quer consumir, o que, a menos que esteja planejando terceirizar o trabalho, o único investimento que você precisa é o seu tempo.

Com técnicas de saída como publicidade on-line e compras de listas de e-mail, há indubitavelmente algumas despesas. O que custa é o tipo de visibilidade que deseja receber como resultado da publicidade.

Por exemplo, para implementar o PPC usando o Google AdWords, você tentará contra outras empresas do seu setor para que apareçam na parte superior dos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave associadas ao seu negócio. Dependendo da competitividade da palavra-chave, isso pode ser razoavelmente acessível, ou extremamente caro, e é por isso que é uma boa idéia concentrar a construção de seu alcance orgânico também.

Onde o marketing móvel vem na equação?

Outro componente-chave do marketing digital é o marketing móvel. De fato, o uso móvel como um todo representa 60% do tempo gasto consumindo mídia digital , enquanto o consumo de mídia digital baseado em desktop representa os 40% restantes. Isso significa que é essencial otimizar seus anúncios digitais, páginas da web, imagens de redes sociais e outros recursos digitais para dispositivos móveis. Se a sua empresa possui um aplicativo móvel que permite aos usuários se envolverem com sua marca ou comprar seus produtos, seu aplicativo também fica sob o guarda-redes de marketing digital.

Aqueles que se envolvem com sua empresa on-line por meio de dispositivos móveis precisam ter a mesma experiência positiva do que na área de trabalho. Isso significa implementar um design de siteamigável ou amigável para tornar a navegação fácil de usar para aqueles em dispositivos móveis. Isso também pode significar reduzir o comprimento de seus formulários de geração de leads para criar uma experiência sem complicações para pessoas que baixem seu conteúdo on-the-go. Quanto às suas imagens de redes sociais, é importante ter sempre um usuário móvel em mente ao criá-las à medida que as dimensões da imagem são menores nos dispositivos móveis, o que significa que o texto pode ser cortado.

Há muitas maneiras de otimizar seus recursos de marketing digital para usuários móveis e ao implementar qualquer estratégia de marketing digital , é extremamente importante considerar como a experiência se traduzirá em dispositivos móveis. Ao garantir que esta seja sempre uma frente de espírito, você estará criando experiências digitais que funcionam para o seu público e, consequentemente, alcançar os resultados que você espera.

Estou pronto para experimentar o marketing digital. O que agora?

Se você já está fazendo marketing digital, é provável que você esteja alcançando, pelo menos, alguns segmentos do seu público on-line. Não há dúvida de que você pode pensar em algumas áreas de sua estratégia que poderiam usar uma pequena melhoria, no entanto

1862 View

Leave a Comment