Qual a melhor maneira de divulgar o seu e-commerce?

 

Deseja melhorar o desempenho da sua loja virtual? Descubra como a divulgação impacta diretamente nos resultados do seu negócio e como torná-la mais eficiente.

A pesquisa E-commerce Trends 2017 revelou diversos benchmarks sobre o setor, entre eles, os principais desafios enfrentados pelos negócios da área.

De acordo com o estudo, os principais empecilhos apontados pelos profissionais de e-commerces foram aumentar a taxa de conversão (68,9%), o volume de vendas (68,6%) e o tráfego do site (46,3%).

Para solucionar esses obstáculos uma estratégia que pode ser colocada em prática é investir em uma boa divulgação do seu negócio.

Ficou curioso para saber como divulgar o seu e-commerce? Leia este post até o final e aprenda como tornar a estratégia de divulgação do seu e-commerce ainda mais eficiente.

Por que divulgar o seu e-commerce?

De nada adianta criar o site de sua loja virtual, escolher o servidor e plataforma, planejar o esquema de cobrança, gerenciar o estoque e oferecer um atendimento excelente se você não faz a promoção do seu negócio.

A divulgação é uma das estratégias mais importantes e que impacta diretamente no sucesso do seu e-commerce.

Ela é a responsável por atrair visitantes para o seu site, despertar o interesse de compra em potenciais clientes, além de contribuir para o processo de fidelização.

Porém, para que ela alcance os resultados desejados é importante analisar as especificidades de cada canal escolhido para a divulgação. Saber quais a sua persona utiliza mais e os seus interesses são formas de otimizar a promoção da sua loja virtual.

Como fazer uma divulgação de forma eficiente?

Diferente do Marketing tradicional, também conhecido como Outbound, o Inbound Marketingse baseia na criação de conteúdos voltados para um público específico, visando conquistar o interesse e ganhar permissão para poder comunicar de uma forma direta.

Isso quer dizer que por meio de estratégias de Marketing, empresas que praticam o Inbound buscam atrair o interesse das pessoas para, assim, poder convertê-las em clientes.

Dessa forma, não há necessidade de interrompê-las e correr o risco de se tornar indesejado.

No caso dos e-commerces que praticam o Inbound Marketing, um erro muito comum é concentrar a promoção na produção de conteúdos específicos e esquecer a elaboração de conteúdos que se relacionam à esses produtos.

A produção de conteúdo abrangente e que faça parte do universo do seu produto é essencial, pois informa a persona e aumenta o interesse dela. Além disso, a chance de alguém encontrar sua loja virtual nos motores de busca é bem maior.

Por exemplo, muitas lojas virtuais na hora de decidir as palavras-chave que vão utilizar buscam por aquelas que descrevam o produto que oferecem.

Escolher algo como “tênis esportivo para corrida masculino nike” ou termos ainda mais específicos limitam as chances do seu e-commerce ser encontrado.

Como divulgar ecommerce: Página do Google com pesquisa específica

Já a escolha por palavras-chave mais genéricas referentes a hábitos em vez de produtos, como “corrida esportiva”, faz com que o conteúdo atenda mais buscas, alcançando assim mais pessoas. Assim, é possível divulgar mais opções de produtos comercializados em sua loja.

Como divulgar ecommerce: Página do Google com pesquisa abrangente

Claro que quem busca por uma palavra-chave específica tem mais chances de realmente querer esse produto e, consequentemente, consumi-lo.

Por isso, o melhor caminho é investir em ambos os termos para conquistar mais visitantes e criar mais oportunidades de negócio.

Onde divulgar?

Para as lojas virtuais que adotam o Marketing de Conteúdo uma das formas de divulgação possíveis é por meio do blog.

Cerca de 43,2% dos e-commerces apresentam um blog, e isso é útil para:

  • atrair tráfego para a loja online;
  • convencer o visitante da compra;
  • aumentar o reconhecimento de seu negócio;
  • ganhar a confiança dos usuários.

Além disso, com ele, as lojas virtuais conseguem alcançar 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes do que aquelas que não possuem blog.

Já em relação a frequência de publicações, quem publica conteúdos diariamente conquista um maior número de visitantes. Para se ter uma ideia, quando comparamos com as demais frequências, a publicação diária se destaca ao alcançar:

  • 5,5 vezes mais clientes do que a semanal;
  • 31,4 vezes mais clientes do que a quinzenal;
  • 2,8 vezes mais clientes do que a mensal;
  • 22,2 vezes mais clientes do que a que não segue uma periodicidade fixa.

Lembre-se que existem outras infinitas possibilidades de divulgação que você pode usar e combinar com uso do blog, como por exemplo, disparo de email marketing, publicações nas redes sociais, adoção da estratégia de remarketing e investimento em mídias pagas.

Quando iniciar a divulgação do e-commerce?

Para quando você precisa de clientes? Para ontem! Acertei?

Por isso, a divulgação do seu e-commerce deve começar no instante em que ele foi criado. E, claro, continuar sem interrupções.

Em alguns momentos, como em datas comemorativas, você pode aproveitar para impulsionar a promoção e usufruir do momento propício de compra para aumentar as vendas do seu negócio.

Bônus: Quais são os melhores métodos para a promoção do seu e-commerce?

Neste tópico bônus você vai se deparar com algumas dicas que podem ajudar a otimizar o alcance de sua divulgação.

Pensando nas especificidades relacionadas ao segmento de e-commerce, separamos algumas orientações para ajudar a tornar essa promoção ainda mais eficiente. Confira:

Convide influenciadores digitais

Você sabe o que é um influenciador digital?

São pessoas ou um grupo de pessoas que produzem conteúdo em forma de texto, vídeo ou imagem para os mais diferentes tipos de canais e conseguem alcançar, encantar e influenciar o comportamento de um determinado segmento.

Existem vários tipos de influenciadores e é importante que o seu negócio invista naqueles que tenham um bom relacionamento com o público que seu e-commerce deseja alcançar.

Quando bem feita, uma negociação com influenciadores pode aumentar o alcance do seu produto e a repercussão dele com um público engajado e dedicado.

Invista em remarketing

A estratégia de remarketing aumenta as chances do visitante que acessou o seu e-commerce e não realizou uma compra retornar para dessa vez consumir.

Por meio de anúncios com os produtos que foram visualizados, é possível relembrar sobre a oportunidade de compra em outros sites visitados e incentivar para que ela aconteça

Dessa maneira, você tem a oportunidade de divulgar a sua loja e promover produtos, além de aumentar as chances de venda.

Aplique técnicas de SEO

A estratégia de SEO também pode ser aplicada em e-commerces e assim, ajudar a atrair tráfego qualificado para o seu negócio.

De acordo com a E-commerce Trends 2017, essa prática já é feita por 77,9% das lojas virtuais. Esses negócios conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes quando comparamos aos e-commerces não otimizados com SEO.

Ou seja, esse tipo de divulgação é muito positiva para o desempenho de sua loja virtual. Tem interesse em aprender mais sobre essa estratégia?

Confira a nossa certificação em Search Engine Optimization e otimize o desempenho do seu e-commerce.

Conclusão

Com este post você percebeu o quão importante é a estratégia de divulgação para a sua loja virtual. Além disso, ao longo do texto, fizemos questão de exibir estatísticas para comprovar o real impacto e reforçar que nenhuma afirmação foi feita ao acaso.

Esperamos que você aplique todas as dicas abordadas e que elas impulsionem os resultados do seu e-commerce.

Confira aqui outros artigos específicos sobre lojas virtuais e não esqueça de curtir, compartilhar e escrever as suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo.

863 View

Leave a Comment